Invento

Gabriela Gusmão
artista/educadora

Rua dos Inventos

“Lendo Oiticica, vislumbro as reações perceptivo-estruturais que podem se estabelecer nas comunidades onde acontecem as irradiações e associo as descobertas à disponibilidade dos corpos no espaço aberto. (…) O desafio está na pulsação de tornar natural o encontro dos Parangolés que vivem espalhados por aí. E no reconhecimento, é possível dar vida ao conceito.  No momento que conseguimos juntos, na Maré, ver uma barraca bamba que causou a surpresa em todos, naquele instante despertou-se a dialética do Parangolé. Estava a barraca ao abandono, mas plena de significado chamando nossa atenção”.

Invento 1

O projeto propõe que os participantes direcionem um olhar atento e desacelerado sobre a cidade, a começar pelo local onde vivem, percebendo as invenções populares e originais que compõem o ambiente urbano. Inventos elaborados diariamente, buscando atender as necessidades e desejos dos seus criadores.

invento muro3

Luta pela paz
Atividade realizada com jovens de 12 a 22 anos em novembro de 2010.

Ong localizada na comunidade de Nova Holanda/Complexo da Maré, com ações de boxe e artes marciais combinados com educação e desenvolvimento pessoal, direcionadas a crianças e jovens, moradores das comunidades de um complexo de 17 favelas no Rio de Janeiro.


Luta pela Paz por Gabriela GusmãoEm outubro e novembro de 2010, a artista Gabriela Gusmão desenvolveu algumas ações com crianças e jovens, com idade entre 12 e 22 anos, unindo seu olhar investigativo sobre a cidade, reconhecendo gambiarras, engenhocas, artefatos – inventos – e o cotidiano dos moradores, que habituados à estética local perceberam a invisibilidade na qual alguns objetos são por eles enquadrados. Os encontros foram marcados pelo conteúdo e quantidade de frases produzidas coletivamente, os desenhos individuais realizados em campo e na sala de aula, o passeio pela feira livre da comunidade, as fotografias de inventos encontrados, a pintura coletiva no muro com a frase Liberdade é pintar no muro da vida e a ida ao MAM-RJ.

O grupo reconheceu no ambiente, estruturas repletas de informações que traduzem aquele lugar: carrinho de som, fogareiro de coco, equipamento para levantamento de peso, caixas de peixe (pelo modo como se organizam e pelas palavras), barraquinha bamba.

Luta pela Paz por Gabriela Gusmão Luta pela Paz por Gabriela Gusmão Luta pela Paz por Gabriela Gusmão Luta pela Paz por Gabriela Gusmão Retornar Projetos

Anúncios

Uma resposta em “Invento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s