Nossa equipe de educadores

» Virginia Mota

Licenciada em Artes Plásticas (ESAD, Portugal, 2001) e mestranda em Estética e Filosofia da Arte (2011-12, UFF). Foi bolsista da Direção Geral das Artes do Ministério da Cultura Português pelo programa Inov-art em 2009-10 (parceria UFF e MAC Niteroi). Integrou duas residências da Fundação Calouste Gulbenkian (Programa de Criatividade e Criação Artística, Curso de Artes Visuais, Lisboa, 2006) e em 2007 no Sítio das Artes (O Estado do Mundo) no Centro de Arte Moderna em Lisboa. Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian (2005), do Centro Nacional de Cultura (Portugal, 2006) e do Instituto das Artes e Ciência Viva em 2007 (Portugal). Tem mostrado regularmente o seu trabalho em diversas exposições individuais e colectivas e em festivais de cinema e vídeo nacional e internacionalmente desde 1997 (Portugal,Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Canadá e Brasil). O seu trabalho desenvolve-se em diferentes médiuns além do audiovisual. É artista-educadora e colaboradora do Núcleo Experimental de Educação e Arte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro desde 2010.

» Elielton Rocha

Formou-se professor em 2004 pelo Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho. Atuou como Agente Comunitário da Paz pelo projeto Jovens Pela Paz, como Orientador Social pelo projeto Agente Jovem e também como agente multiplicador de ações no projeto Arte Ação Ambiental. No Museu de Arte Contemporânea de Niterói, trabalhou como estagiário no departamento de arte educação desenvolvendo ações no projeto Jovens do Rio Cidadão Carioca, atuando na comunidade de Vigário Geral. Atualmente leciona como professor na Creche Nossa Senhora Aparecida, coordena a Oficina de Papéis Artísticos Artesanais no Módulo de Ação Comunitária (maquinho), trabalhando com a comunidade do Morro do Palácio em Niterói e compõe o Núcleo Experimental de Educação e Arte, onde atua como Educador.

» Anita Sobar

Graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2008). Desde 2005 participa como arte-educadora de programas educativos em instituições culturais como MAC Niterói, CCBB RJ, Museu Histórico Nacional e Oi Futuro.

» Leonardo Campos

Graduado em Artes Plásticas pela UERJ, além de frequentar a gradução em Direção teatral pela UFRJ e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Desde 2008, participa de exposições em âmbito nacional e internacional. Em 2011, foi premiado com a bolsa de residência artística Interações Florestais- Funarte, Prêmio Energisa das Artes Visuais e Prêmio Belvedere. Além de sua própria produção artistica, é artista educador do Núcleo Experimental de Educaçäo e Arte do MAM-Rio e professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.

» Bernardo Zabalaga

Graduado em Comunicação Social em 2003 na Universidade Católica Boliviana, Cochabamba e em Interpretação Teatral na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa em 2009. Mestre em Prática de Teatro Avançada na Central School of Speech and Drama, University of London, em 2010.  No mestrado se especializou em direção, multimedia e produção teatral. Membro fundador da companhia Dash, especializou-se também na manipulação de objetos e a dança Butoh. Entre 2003 e 2011 realizou ainda estudos técnicos e oficinas em teatro físico e texto, tecnica Alexander, performance, clown, teatro inclusivo, composição coreográfica e view points entre outras. Trabalhou em varias produções teatrais, performances, live art, teatro dança e intervenção urbana em Portugal, Reino Unido, Bolivia e Brasil. Atualmente trabalha em colaboração num projeto de video art e fotografia. É parte do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM desde Setembro de 2011.

» Ana Paula Chaves

Mestranda em História e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da UERJ. Graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2005). Desde 2003 participa como educadora de programas educativos em instituições culturais como MAC Niterói, CCBB RJ, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes. Coordenou em parceria com a museóloga Maíra Dias, o grupo de mediadores da exposição Helio Oiticica – Museu é o Mundo no Paço Imperial e Casa França Brasil (2010) Trabalhou no Colégio de Aplicação da UFRJ como professora da disciplina de Artes Visuais e orientou o estágio supervisionado dos alunos dos cursos de Licenciatura em Artes Plásticas e Desenho da EBA/UFRJ (2008-09). Também atua como professora de artes visuais na Oficina da Memória – grupo de estudos e de pesquisa das potencialidades humanas, que se dedica particularmente à otimização de recursos cognitivos de adultos idosos, coordenado pela Dra Tânia Guerreiro.

» Bianca Bernardo

Bianca Bernardo nasceu no Rio de Janeiro. É mãe do Bento, artista, educadora, mestre em Artes pelo Ppgartes-UERJ. Trabalha no Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-Rio e no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Entre as principais exposições e prêmios estão: Break Up – Galeria Zak Project Space (Siena-Itália, 2012-13), Terra Fabricada (Prêmio Novíssimos, Galeria Ibeu, Rio de Janeiro, 2011-2012), Prêmio 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, Recife, 2012), Bienal SIART (Museu Tambo Quirquincho, La Paz-Bolívia, 2011), 12o Salão Nacional de Artes de Itajaí (Itajaí, Santa Catarina, 2010).

2 respostas em “Nossa equipe de educadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s