Museu/Escola

O Núcleo Experimental de Educação e Arte pretende recuperar a história e a memória da relação do Museu de Arte Moderna e a educação, cuja gênese remonta às oficinas de pintura criadas pelo artista Ivan Serpa e ao projeto arquitetônico de Affonso Reidy com a criação do Bloco Escola, como parte de uma pesquisa em que se pretende analisar os diferentes modelos experimentais de educação e museu do século XXI. Para tanto, visamos a constituição de um fórum continuado onde possamos projetar novos horizontes de colaboração entre essas duas esferas públicas da formação humana – museu e escola, reconhecendo mutuamente a necessidade de constante reinvenção e atualização de nossas práticas, reflexões, inquietações e interesses comuns.

Construímos novas ações em parceria, a partir da instituição de grupos de estudo e trabalho que criem estratégias para o desenvolvimento de leituras transdisciplinares interrelacionadas às ações desenvolvidas pelos educadores do Núcleo Experimental de Educação e Arte do Museu de Arte Moderna e aos saberes pedagógicos apresentados pelos educadores que atuam nas redes de ensino pública e privada do Rio de Janeiro.

O objetivo inicial do programa é mapear todos os agentes envolvidos – instituição, educador, estudante – e seus lugares de atuação, para desenvolver linhas de trabalho que possam gerar espaços de troca, interação e aprendizagem colaborativas através da criação de plataformas de discussão sobre a produção de materiais pedagógicos, estratégias de integração e parcerias entre o museu e a escola.

No segundo semestre de 2012, o Núcleo contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – SME RJ na elaboração de um projeto que propunha a participação de professores nos programas: Museu Aberto – Encontro com educadores, Grupo de estudos: Relações Museu/Escola para o século XXI e na criação do Projeto-piloto com a Escola Municipal Emílio Carlos. E com a colaboração da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC RJ para o Grupo de Estudos e encontros com professores e gestores do Comitê Estadual Étnico-Racial. E em 2011, a primeira parceria com professores em colaboração com o Núcleo aconteceu junto ao Projeto Autonomia.

Linhas de ação

  1. Encontro com educadores: Museu Aberto
  2. Grupo de Estudos: Relações Museu/Escola para o século XXI
  3. Colaborações

 Galeria |   Retornar Iniciativas em colaboração

Uma resposta em “Museu/Escola

  1. Pingback: Despedida: O Núcleo Experimental de Educação e Arte | Núcleo Experimental de Educação e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s