Irradiações

O Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM desenvolveu através do programa Irradiações, ações continuadas que reuniram experimentações artísticas, pedagógicas e críticas, com a intenção de provocar diferentes leituras e relações entre a arte, o museu, a cidade e as experiências de diferentes grupos, considerando aspectos sociais e culturais.

Coletivo Briza com a artista educadore Anita Sobar

Participaram do programa organizações parceiras como Coletivo de Artistas, ONGs, Escolas e Ocupações. Partindo de uma metodologia participativa, o programa sempre apostou na construção de um processo compartilhado que pudesse atender, ao mesmo tempo, a especificidade e demanda da instituição parceira, e os interesses e as expectativas do próprio programa.

As fronteiras entre arte-pedagogia e participação estão sendo repensadas como parte da atualização da formação artística ampliada dentro de uma unidade tripartida. Com esta proposta pretende-se desenvolver um grupo de estudo complementar ao Irradiações que reflita sobre o trânsito de molduras e estados de criação artística dentro e fora das instituições ou ainda reinventando as próprias formas e práticas emergentes em arte, curadoria e educação em colaboração com espaços alternativos e contextos públicos.  Muitos artistas, curadores e educadores estão trabalhando fora das instituições e contextos tradicionais da arte ampliando fronteiras e criando novas formas de práticas e modelos de escolas/formação artística.

Linhas de ação

  1. Breve histórico
  2. Princípios
  3. Projetos
  4. Colaboradores

 Galeria |  Retornar Iniciativas em colaboração

Uma resposta em “Irradiações

  1. Pingback: Despedida: O Núcleo Experimental de Educação e Arte | Núcleo Experimental de Educação e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s