Família em trânsito

Maria Ignês Albuquerque
educadora

Família em trânsito

“Nosso desafio é pensar possibilidades de encontros, diálogos, experiências compartilhadas, de criação, mobilidade, construção de redes sociais, entre o museu, as famílias e instituições que, direta ou indiretamente, lidam com os desafios contemporâneos diante das aceleradas reconfigurações que os sistemas familiares vêm sofrendo nas últimas décadas. Entendendo que não é possível alcançar estes objetivos de maneira crítica e reflexiva atuando somente dentro do museu, com programas desenhados especialmente para as famílias, como se pode observar na maioria dos museus ao redor do mundo, ampliamos nossa ação levando o museu e suas possíveis interfaces para outros espaços da sociedade.”

12-10-10_Familia em transito_A Casa (22)Inspirado na exposição Genealogia do Contemporâneo o nome Família em Trânsito quer ressaltar a idéia de mudança, movimento, deslocamento, transições, transfigurações no que se refere à idéia de família no mundo contemporâneo, assim como o museu e sua coleção em movimento criando redes, parceiros e novas curadorias educativas, ultrapassando fronteiras, absorvendo e processando criticamente tais mudanças observando e analisando este contexto.

16-04-11_Fami_lia em transito_A Casa (24)Em 2010 iniciamos duas importantes parcerias do programa, com a organização “A CASA” e o CPMA (Centro de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Niterói). Ao longo de dois anos realizamos encontros, diálogos, oficinas, visitas no MAM e em outros museus e lugares na cidade. Em agosto de 2011 fomos convidados a participar de um vídeo institucional sobre o trabalho da CPMA e em 2012 participamos do Primeiro Seminário de penas alternativas promovido pela instituição.

A Casa

O Projeto A CASA tem como finalidade oferecer a comunidade do Fonseca um espaço de convivência que promova o encontro do público as diferentes linguagens artísticas. A comunidade do Fonseca, mais especificamente a do entorno da casa (dos morros da Boa Vista e Juca Branco), possuem  poucas opções de lazer e cultura. Não dispondo de equipamentos como cinemas, teatros, bibliotecas, museus. O Projeto A CASA é um espaço para cidadania cultural, prevê a criação e manutenção de cursos, oficinas, abriga também projetos temporários que varia de acordo com a programação mensal.

20-10-10_Familia em transito_A Casa (4)16-04-11_Fami_lia em transito_A Casa (13)16-04-11_Fami_lia em transito_A Casa (41)
CPMA – Central de Penas e Medidas Alternativas de Niterói

“O grupo que trabalhamos ao longo deste ano, é um grupo de pessoas de diferentes idades, classe social, e poder econômico. Nem todos cometeram um crime, mas, de alguma forma se envolveram em situação conflituosa. As penas variam de três meses a quatro anos. Observamos esposas que acompanham seus maridos, pais que acompanham seus jovens filhos, pais que levam seus filhos de colo, uma mãe que frequenta as reuniões com sua filha e filho, policiais apenados, pessoas que chegaram a ficar detidas por um tempo e toda sorte de situação. É um campo fecundo para pensar nossa natureza humana, o contexto da família, do Estado, o Poder Judiciário e, acima de tudo, a fragilidade das pessoas e ao mesmo tempo a grande força de superação.”

01-01-10_Familia em transito_CPMA (2)“No ano de 2010, a CPMA (Central de Penas e Medidas Alternativas) de Niterói inovou em suas atividades de acompanhamento ao beneficiário da pena alternativa. Além das atividades de encaminhamentos a cursos profissionalizantes, empregos, tratamentos médico e psicológico, realização da Terapia Comunitária e monitoramento da prestação de serviço à comunidade, a CPMA, após convite feito pela Sra. Ignês, do MAM, realizou, pela primeira vez, uma atividade educativa externa, ao levar um grupo de beneficiários para uma visita ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.” Rossana Xavier (Equipe Técnica CPMA)

28-06-11_Fami_lia em tra_nsito_CPMA (113)01-01-10_Familia em transito_CPMA (1) Retornar Projetos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s