Esperança

Anita Sobar
artista/educadora

Cartazes Utópicos

“Intervenções na cidade, importância de inscrição no espaço visual público, ocupações e manifestação. Porque falar hoje de Utopia? O que ela nos inspira numa prática artística para o espaço de vida? No espaço urbano existem múltiplas formas de vida. A cidade é símbolo tangível do estado de sociedade, maneiras de estar junto, de atuar e expressar conjunto de significados e acúmulo de experiências. O que observamos em nossas trajetórias diários? Como ocupamos a cidade onde vivemos? Qual é o espaço de escuta e coleta dessas múltiplas experiências, vivências? Como criar um campo estético social?”

Cartazes Utópicos por Anita Sobar

O projeto utiliza o lambe-lambe, uma mídia urbana, para, ao contrário da publicidade, conduzir as pessoas para um momento reflexivo. Os participantes produzirão lambe-lambe com diferentes imagens e frases, a partir de conversas e do projeto que a própria artista/educadora propõe.

stencilColetivo Briza

O Coletivo Briza é um coletivo de skate arte derivado do projeto Briza Skateboard [nome usado na época da parceria], sediado no CIEP Mário Tamborideguy, em Irajá, Zona Norte da cidade, reunindo jovens com idade entre 14 e 30 anos e integrando esporte, arte, design e comunicação.

Cartazes Utópicos por Anita SobarO Coletivo Briza participou pela primeira vez do Programa Irradiação em 2009, durante a exposição do artista Carlos Vergara e foi identificado pelo Núcleo como um grupo interessante para desenvolver um projeto continuado, pelo interesse mútuo evidente, a relação do coletivo com a arte e com a ocupação em trânsito da cidade, irradiando-se e dialogando com o espaço urbano.

O vínculo com o Coletivo Briza alcançou dimensões não imaginadas de forma que, a convite do Núcleo, o Briza participou do programa DouAções, em dois meses consecutivos, e manteve sempre contato com os integrantes da equipe, além de colaborar bastante com a divulgação das ações Núcleo nas redes sociais.


Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia

Cartazes Utópicos por Anita SobarA Spectaculu é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que se propõem a completar educação escolar, oferecendo atividades artísticas, culturais e de iniciação profissional para jovens de comunidades da periferia do grande Rio, em situação de risco. Localiza-se em um galpão industrial, na área portuária do Rio de janeiro, ao lado do terminal Rodoviário Novo Rio.

O programa Irradiação parte do entendimento e reconhecimento da instituição parceira para pensar a quantidade de encontros que vão ser realizados para desenvolver o trabalho. Com o grupo da Spectaculu o envolvimento dos professores e coordenadores foi muito positivo e transformou a proposta inicial, ampliando a quantidade de encontros para atingir as expectativas e demandas geradas. As ações têm ampliado a percepção dos jovens sobre arte, museu, cidade e as relações possíveis de serem criadas entre eles. A ONG ficou muito interessada em continuar as ações com turmas de outros cursos e vamos estudar a possibilidade da continuidade.

Cartazes Utópicos por Anita SobarCartazes Utópicos por Anita Sobar Retornar Projetos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s