Além das molduras

Leonardo Campos (AoLeo)
artista/educador

Além das molduras

“Como o museu pode fazer parte de uma cidade? Como a cidade pode fazer parte do museu? Se pensarmos especificamente na arquitetura do MAM, constituída por um edifício de paredes de vidro, veremos que seu arquiteto compreendia a necessidade de se interligar e interagir esses dois espaços. Como a fotografia pode auxiliar ao mapear, o pensamento e as emoções de modo a cruzar novos entendimentos de cidade, percurso, e consciência de lugar, como sejam a rua, o campo, a praia ou a floresta? Quais as dicotomias de um tempo ao que se furta o próprio tempo?”

moldura1
Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu

A Escola Livre de Cinema é a primeira escola de audiovisual da Baixada Fluminense e funciona desde julho de 2006. Sua metodologia articula três conceitos – o corpo, a palavra e o território como elementos de expressão da imagem e do som. Seu conteúdo pedagógico aponta para o domínio das técnicas e para o encorajamento estético, no sentido de estimular a criação e a produção audiovisual.

moldura9Parceria iniciada em novembro de 2011 com a visita de 20 estudantes da Escola Livre ao Museu de Arte Moderna do Rio. Visitaram a exposição de longa duração – Genealogia do Contemporâneo e participaram do projeto “Deslocando Molduras” do artista Leonardo Campos (AoLeo). Como desdobramento dessa visita ao museu, produziram um curta metragem, por meio da técnica de stopmotion,  que contou com a participação de todos os alunos do grupo. Registros visuais dessas experiências produziu um importante legado de narrativas associadas as técnicas de corpo, palavra e território, utilizadas na Escola Livre de Cinema.

moldura8moldura7moldura6moldura5moldura3moldura2
Instituto Terrazul

O Instituto é uma Organização Social Sem Fins Lucrativos, fundada em 1997, e tem sua sede localizada na Ilha da Gigóia, Barra da Tijuca e tem como missão a busca do desenvolvimento humano para o alcance da sustentabilidade ambiental, cultural, social e econômica das regiões envolvidas em seus projetos.

instiuto2O artista educador Leonardo Campos incentivou o grupo para um novo olhar sob a cidade,  encorajando-os a partir de suas práticas artísticas, a enquadrarem o ambiente através de molduras, estimulados por diferentes temas como educação ambiental, preservação e a valorização do espaço e da cidade.

instituto7instituto3institutoinstituo4insituto11insituto10 Retornar Projetos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s