Breve Histórico

O programa Irradiações foi inaugurado em outubro de 2009, em parceria com os projetos Casa da Arte de Educar [Mangueira e Vila Isabel], A Casa [Niterói], Conjunto Habitacional Pedregulho [Benfica], MUF – Museu de Favela [Cantagalo] e Pimpolhos – Escola de Samba Mirim [Duque de Caxias]. Nessa primeira etapa, os educadores desenvolveram propostas a partir da exposição Carlos Vergara – A dimensão gráfica: uma outra energia silenciosa. O programa contou com projetos das educadoras: Ana Chaves, Hugo Richard, Maíra Dias, Sabrina Rosas, Elielton Rocha.

8070703076_e50ca58981_o

Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu visita o MAM através do Irradiação

Entre 2010 e 2011, o Irradiação assumiu uma nova configuração, colocando à frente do programa as artistas e educadoras, Anita Sobar, Gabriela Gusmão e Virgínia Mota. No decorrer de quatro meses desenvolveram propostas relacionadas, respectivamente, a esperança, invento e afeto, experimentando novos olhares, situações de convivência e refletindo sobre o sentido de pertencimento no espaço urbano, nas relações cotidianas e na arte. Neste momento, novas organizações firmam-se como parceiras do programa: Casa de Artes do Terreirão [Recreio dos Bandeirantes], Luta pela Paz [Maré], Cinco Visões [Lapa], Briza Skateboard [Irajá], e outras apenas dão continuidade ao processo iniciado em sua primeira edição: Conjunto Habitacional Pedregulho [Benfica], Casa da Arte de Educar [Mangueira e Vila Isabel], Pimpolhos – Escola de samba mirim [Duque de Caxias].

8053768960_6b65edf53e_o

Irradiação na ONG Spetaculu

Em paralelo aos projetos artísticos, a educadora Maria Ignês Albuquerque desenvolveu o projeto Família em Trânsitoque propôs investigar e investir em ações voltadas para    novos/outros modelos que reconfiguram as famílias contemporâneas. Fizeram parte desse projeto as organizações A Casa” e o CPMA (Centro de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Niterói).

03-10-10_Familia em Transito_A Casa (1)Em abril de 2011, novos artistas somam-se ao Núcleo – AoLeo e Bianca Bernardo. Nesse momento agregamos mais quatro novas organizações: Papel Pinel [Praia Vermelha], Retiro dos Artistas [Jacarepaguá].

8070773696_49bc1e64bf_o

Instituto Terra Azul explora a cidade através do Irradiação

5791563390_d399b616b4_o

Irradiação leva a ONG 5 Visões para uma visita ao MAM

 Retornar Irradiações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s