Conversas nas exposições 2013

Conversas dirigidas ao público espontâneo que instigam  percepções ampliadas sobre a exposição de longa duração Genealogias do Contemporâneo e as exposições temporárias. Compilação dos programas Conversas nas exposições propostos e realizados no ano de 2013.

Programação Maio 2013

  • Conversas nas exposições Qui 02 16h: A partir do reconhecimento do corpo da obra de Rui Chafes, discutiremos de que forma ela nos organiza e presentifica. Pensaremos também os mecanismos pelos quais o artista problematiza as relações de proximidade e distância a partir do trabalho da forma.
  • Conversas nas exposições Qui 04 16h: A partir da exposição Polaridades – Coleções MAM discutiremos a importância do museu e das obras presentes em sua coleção no processo histórico da arte no Brasil, em especial na segunda metade dos anos 60. 
  • Conversas nas exposiçõesTer 07 16h: Exposição Genealogias do Contemporâneo. A partir do entrecruzamento dos processos de criação de alguns artistas da exposição serão abordadas questões referentes ao moderno e ao contemporâneo no Brasil. 
  • Conversas nas exposições Qui 09 16h: Conversa na exposição Genealogias do Contemporâneo, a partir do eixo temático corpo e identidades. .

Programação Abril 2013

  • Conversas nas exposições Ter 02 16h: Como a ideia de arquivo se apresenta na exposição Márcia X – Arquivo X, reunindo obras, documentos e registros do processo de trabalho da artista, e como assume diferentes sentidos na arte contemporânea, nas instituições e na vida cotidiana.
  • Conversas nas exposições Quin 04 16h: A partir da exposição Polaridades – Coleções MAM, discutiremos a importância do museu e das obras presentes em sua coleção no processo histórico da arte no Brasil, em especial na segunda metade dos anos 60.
  • Conversas nas exposições Sáb 06 16h: Qual é sua opinião sobre a arte? A arte serve para alguma coisa? Percurso criado a partir das obras expostas na mostra Aquisições – Prêmio Marcantonio Vilaça/ Funarte e de certos eixos conceituais e poéticos, que nos ajudarão a responder (ou não) as questões citadas.
  • Conversas nas exposições Ter 09 16h: Como a ideia de arquivo se apresenta na exposição Márcia X – Arquivo X, reunindo obras, documentos e registros do processo de trabalho da artista, e como assume diferentes sentidos na arte contemporânea, nas instituições e na vida cotidiana.
  • Conversas nas exposições Quin 11 16h: A partir da exposição Genealogias do Contemporâneo, discutiremos sobre a vertente crítica e figurativa da arte brasileira na década de 60, com foco na obra do artista Rubens Gerchman.
  • Conversas nas exposições Sáb 13 16h: Márcia X – Arquivo X. A curadora Beatriz Lemos e os artistas Ricardo Ventura e Alex Hamburger, conversam sobre a exposição e o arquivo Márcia X.
  • Conversas nas exposições Ter 16 16h: Perguntamos diante do MAM e da Baía de Guanabara – onde, então, começa o museu? O que podemos entender por um museu ampliado? Propomos um percurso pelo jardim de Burle Marx e pela arquitetura deAffonso Eduardo Reidy a fim de explorar, dialogar, desafiar as relações, limites e fronteiras entre o museu e a vida cotidiana.
  • Conversas nas exposições Quin 18 16h: O MAM como um abrigo de arte, política, cultura e potencialidades. A partir dos eixos curatoriais da exposição Genealogias do Contemporâneo, discutiremos como esses temas permeiam a história do museu e a coleção de Gilberto Chateaubriand.
  • Conversas nas exposições Sáb 20 16h: Conversa sobre a exposição Índice de Luiza Baldan, com presença da artista.
  • Conversas nas exposições Ter 23 16h: conversa obre a importância do olhar que desdobra o gesto criativo, a partir da obra fotográfica de Cao Guimarães. ExposiçãoAquisições – Prêmio Marcantonio Vilaça/ Funarte.
  • Conversas nas exposições Quin 25 16h: A partir da exposição Genealogias do Contemporâneo, discutiremos sobre a vertente crítica e figurativa da arte brasileira na década de 60, com foco na obra do artista Rubens Gerchman.
  • Conversas nas exposições Ter 30 16h: Perguntamos diante do MAM e da Baía de Guanabara – onde, então, começa o museu? O que podemos entender por um museu ampliado? Propomos um percurso pelo jardim de Burle Marx e pela arquitetura deAffonso Eduardo Reidy a fim de explorar, dialogar, desafiar as relações, limites e fronteiras entre o museu e a vida cotidiana.

Programação Março 2013

  • Conversas nas exposições Ter 05 16h: A partir de algumas narrativas expostas em Histórias às margens de Adriana Varejão iremos propor debates referentes à temporalidade da obra.
  • Conversas nas exposições Quin 07 16h: A partir da exposição Genealogias do Contemporâneo, discutiremos sobre a vertente crítica e figurativa da arte brasileira na década de 60, com foco na obra do artista Rubens Gerchman. Com Anita Sobar
  • Conversas nas exposições Sáb 09 16h: Aproveitando o mês em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, discutiremos a partir da exposição Márcia X – Arquivo X, sobre como a figura da mulher atravessa o trabalho da artista de forma polêmica, bem humorada e crítica, no intuito de trazer à tona reflexões acerca do tema.
  • Conversas nas exposições Ter 12 16h: Quantas imagens para uma palavra. Conversa sobre a des-construção do tempo, da imagem e da fragmentação da palavra para uma composição ficcional funcional, a partir da exposição Musa sem cabeça, de Laura Erber.
  • Conversas nas exposições Quin 14 16h: A partir da exposição Genealogias do Contemporâneo,discutiremos sobre a vertente crítica e figurativa da arte brasileira na década de 60, com foco na obra do artista Rubens Gerchman.
  • Conversas nas exposições Sáb 16 16h : O que caracteriza um ateliê? Através da exposição Márcia X – Arquivo X que reproduz o ambiente de trabalho da artista, colocaremos em questão as diversas concepções de ateliê, além de uma investigação das especificidades desse espaço na contemporaneidade.
  • Conversas nas exposições Ter 19 16h: Como a ideia de arquivo se apresenta na exposição Márcia X – Arquivo X, reunindo obras, documentos e registros do processo de trabalho da artista, e como assume diferentes sentidos na arte contemporânea, nas instituições e na vida cotidiana.
  • Conversas nas exposiçõesQuin 21 16h : Quantas imagens para uma palavra. Conversa sobre a des-construção do tempo, da imagem e da fragmentação da palavra para uma composição ficcional funcional, a partir da exposição Musa sem cabeça, de Laura Erber.
  • Conversas nas exposições Sáb 23 16h: Com o intuito de debater a ideia de re-fazer ou re-enactment – como o termo é mais conhecido – discutiremos como na revisitação de certos aspectos formais, técnicos e performáticos, podemos encontrar na obra de Márcia X, pontes de entendimento e elaboração da obra no momento atual.
  • Conversas nas exposiçõesTer 26 16h: Como a ideia de arquivo se apresenta na exposição Márcia X – Arquivo X, reunindo obras, documentos e registros do processo de trabalho da artista, e como assume diferentes sentidos na arte contemporânea, nas instituições e na vida cotidiana.
  • Conversas nas exposiçõesQuin 28 16h: Conversa com Luiz Guilherme Vergara, sobre como as exposições Musa Sem Cabeça: A fábula do contemporâneo de Laura Erber e Arquivo X de Márcia X, podem dialogar entre si.

Programação Fevereiro 2013

  • Conversas nas exposições Sáb 02 16h: A partir da exposição Genealogias do Contemporâneo, discutiremos sobre a vertente crítica e figurativa da arte brasileira na década de 60, com foco na obra do artista Rubens Gerchman. Com Anita Sobar
  • Conversas nas exposições Ter 05 16h: O pensamento na pintura (inscrição e apagamento) e o exercício da modernidade. Exposição Vieira da Silva (1908-1992). Com Virgínia Mota
  • Conversas nas exposições Quin 07 16h: A partir da exposição Genealogias do Contemporâneo, discutiremos sobre a vertente crítica e figurativa da arte brasileira na década de 60, com foco na obra do artista Rubens Gerchman. Com Anita Sobar
  • Conversas nas exposições Quin 14 16h: Conversas dirigidas ao público espontâneo que instigam percepções ampliadas sobre a exposição permanente Genealogias do Contemporâneo e as exposições temporárias. Com Elielton Rocha
  • Conversas nas exposições Sáb 16 16h: A partir de algumas narrativas expostas em Histórias às margens de Adriana Varejão iremos propor debates referentes à temporalidade da obra. Com Ana Chaves
  • Conversas nas exposições Ter 19 16h: O reconhecimento de algumas perspectivas históricas em versões declaradas e sutis, propagadas e esquecidas na produção da artista Adriana Varejão, exposta em Histórias às margens. Com Mara Pereira
  • Conversas nas exposições Quin 21 16h: Conversas dirigidas ao público espontâneo que instigam percepções ampliadas sobre a exposição permanente Genealogias do Contemporâneo e as exposições temporárias. Com Luiz Guilherme Vergara.
  • Conversas nas exposições Ter 26 16h: Conversas dirigidas ao público espontâneo que instigam percepções ampliadas sobre a exposição permanente Genealogias do Contemporâneo e as exposições temporárias. Com Elielton Rocha
  • Conversas nas exposições Quin 28 16h: O lugar que ocupamos no espaço define a perspectiva de como enxergamos o mundo a nossa volta. Conversa em forma de percurso, cuja proposta será a construção um mapa pessoal a partir de marcas colocadas em lugares inéditos do museu. Com Bernardo Zabalaga

Programação Janeiro 2013

  • Conversas nas exposições Quin 03 16h: A partir da exposição Genealogias do Contemporâneo, discutiremos sobre a vertente crítica e figurativa da arte brasileira na década de 60, com foco na obra do artista Rubens Gerchman. Com Anita Sobar.
  • Conversas nas exposições Sáb 05 16h: O lugar que ocupamos no espaço define a perspectiva de como enxergamos o mundo a nossa volta. Conversa em forma de percurso, cuja proposta será a construção de um mapa pessoal a partir de marcas colocadas em lugares inéditos do museu. Com Bernardo Zabalaga.
  • Conversas nas exposições Ter 08 16h: Conversas dirigidas ao público espontâneo que instigam percepções ampliadas sobre a exposição de longa duração Genealogias do Contemporâneo. Com Elieton Rocha.
  • Conversas nas exposições Quin 10 16h: A partir da exposição Genealogias do Contemporâneo, discutiremos sobre a vertente crítica e figurativa da arte brasileira na década de 60, com foco na obra do artista Rubens Gerchman. Com Anita Sobar.
  • Conversas nas exposições Sáb 12 16h: O lugar que ocupamos no espaço define a perspectiva de como enxergamos o mundo a nossa volta. Conversa em forma de percurso, cuja proposta será a construção de um mapa pessoal a partir de marcas colocadas em lugares inéditos do museu. Com Bernardo Zabalaga.
  • Conversas nas exposições Ter 15 16h: Conversas dirigidas ao público espontâneo que instigam percepções ampliadas sobre a exposição de longa duração Genealogias do Contemporâneo. Com Elieton Rocha.
  • Conversas nas exposições Quin 17 16h: Conversas dirigidas ao público espontâneo que instigam percepções ampliadas sobre a exposição de longa duração Genealogias do Contemporâneo. Com Luiz Guilherme Vergara.
  • Conversas nas exposições Sáb 19 16h: A partir de algumas narrativas expostas em Histórias às margens de Adriana Varejão iremos propor debates referentes à temporalidade da obra. Com Ana Chaves.
  • Conversas nas exposições Ter 22 16h: O reconhecimento de algumas perspectivas históricas em versões declaradas e sutis, propagadas e esquecidas na produção da artista Adriana Varejão, exposta em Histórias às margens. Com Mara Pereira.
  • Conversas nas exposições Quin 24 16h: O pensamento na pintura (inscrição e apagamento) e o exercício da modernidade. Exposição Vieira da Silva (1908-1992). Com Virgínia Mota.
  • Conversas nas exposições Ter 29 16h: A partir de algumas narrativas expostas em Histórias às margens de Adriana Varejão iremos propor debates referentes à temporalidade da obra. Com Ana Chaves.
  • Conversas nas exposições Quin 31 16h: O dinamismo do olhar e a organicidade entre as linhas da pintura. Exposição Vieira da Silva (1908-1992). Com Virgínia Mota.

Saiba mais: Conversas nas exposições 2013
  Galeria |  Retornar Programação passada |  Retornar Programas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s