Encontros Multissensoriais e Diálogos – Fevereiro no Núcleo

Sempre na última semana de cada mês, o Núcleo realiza no MAM os programas Encontros Multissensoriais e Diálogos. O primeiro é o programa de acessibilidade mensal do museu, que promove experimentações multissensoriais nas exposições, acervos e jardins. Para cada encontro, elaboram-se novos percursos de interações, integrando cegos com videntes por meio de experiências ampliadas do ver e do não ver. Já o segundo, através de encontros e conversas com convidados, são exploradas múltiplas perspectivas e visões sobre arte, museu e sociedade no mundo hoje, com abordagem de diferentes tópicos em foco na produção artística e cultural contemporânea.

Conheça a programação para o mês de fevereiro:

Encontros Multissensoriais e Diálogos - Fevereiro 2013

Encontros Multissensoriais: O museu à escuta II
Em fevereiro, daremos continuidade à pesquisa nas obras da coleção Gilberto Chateaubriand, avançando nas premissas propostas no encontro anterior. Nesse encontro nos interessa aprofundar o entendimento de como o espaço compartilhado da arte age nas nossas vidas e paralelamente, seguir elaborando com o museu um possível percurso sensorial na exposição da coleção.

Depois do primeiro encontro do ano ter focado em obras do neoconcretismo brasileiro, o Encontro Multissensorial de Fevereiro propõe um percurso que se desdobra sobre o trabalho de artistas contemporâneos.

O Encontro Multissensorial: O museu à escuta II, acontece sábado, 23 de fevereiro às 15h no MAM. As vagas são limitadas e os interessados devem chegar com meia hora de antecedência para distribuição de senhas com a equipe do Núcleo e garantir a participação no programa. Atividade gratuita para pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes.

Parceria com o Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (NUCC) e o Instituto Benjamin Constant.

_________________________________________________________________________

Diálogos: Reconfigurações de arte em público: zonas críticas entre ética, estética e pedagogia.
Retomando os temas dos seminários internacionais Reconfigurações do público: arte, pedagogia e participação, este diálogo buscará refletir sobre as práticas artísticas, curatoriais e pedagógicas emergentes e seus impactos sobre os papéis públicos dos museus de arte hoje.

Convidados:

  • Pedro Hussak (RJ) Professor de filosofia Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro e do Programa de Pós Graduação Estudos Contemporâneas em Arte, Universidade Federal Fluminense
  • Tânia Rivera (RJ) Psicanalista, ensaísta e professora de departamento de arte Universidade Federal Fluminense 
 Mediação: Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara (UFF), coordenadores do seminário e do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM.

Colaboração: 
UFF

Diálogos: 
Reconfigurações de arte em público: zonas críticas entre ética, estética e pedagogia, acontece quarta-feira, dia 27 de fevereiro às 16h no MAM. Gratuito. Vagas limitadas. Senhas distribuídas 30 min antes.

– –
Serviço
1 – Encontro Multissensorial fevereiro 2013 – O museu à escuta II > Sábado, 23 de fevereiro às 15h00

2 –
Diálogos fevereiro 2013 – Reconfigurações de arte em público: zonas críticas entre ética, estética e pedagogia > Quarta, 27 de fevereiro às 16h

Local: Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro > Av. Infante Dom Henrique, 85. Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ

Importante:
>> Encontros Multissensoriais: Vagas limitadas, distribuição de senhas no dia a partir das 14h30. Atividade inclusa no valor do ingresso. Entrada franca para pessoas com necessidades especiais e um acompanhante.
>> Diálogos: Gratuito. Vagas limitadas. Senhas distribuídas 30 min antes.

Informações: Setor educativo do MAM – 2240 4948
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s