Encontros Multissensoriais: Paro-penso-olho-movimento

Espaços e tramas que geram encontros. Balanço que cria temporalidade. Como esses cruzamentos entre o individual e o múltiplo são criados? No Encontro Multissensorial de Outubro, os participantes foram convidados a interagir com as esculturas cinéticas do artista Raul Mourão. Na exposição “Tração Animal”, os visitantes do museu encontraram uma série de obras dispostas para serem tocadas. As esculturas de Raul Mourão possuem uma particularidade: o balanço cinético das obras acontece pela participação direta do público, que através de uma aproximação e exploração das qualidades de movimento que cada obra provoca, impulsa o seu pulso com ela.

O encontro tentou responder algumas das seguintes perguntas: Quando percebemos o nosso corpo como a medida das intensidades da ação da gravidade? Como podemos perceber o nosso corpo na própria resistência que ele oferece? Quando me reconheço como um corpo-máquina? De quais formas podemos reconhecer um movimento que se faz ou sucede com intervalos regulares?  Ritmo, velocidade, equilíbrio e deslocamento: esse Encontro Multissensorial foi o espaço para pensar o tempo analógico, a partir do reconhecimento do tempo de cada um, individual e compartilhado.

Depoimento de Laura Possano, colaboradora do programa:

“Fico com a deixa: o museu pode ser um espaço para sair de um ritmo e entrar em outro, para problematizar o ritmo habitual, ter lembranças, ser ninada e irritada. Pular corda marca pra sempre e faz esquentar o pulso.”

– –
Realização: 27 de outubro 2012

Saiba mais sobre: Encontros Multissensoriais: Paro-penso-olho-movimento
 Galeria |  Retornar Programação passada |  Retornar Programas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s