Grupo de estudos: Relações Museu/Escola para o século XXI

O grupo de estudos Relações Museu/Escola para o século XXI surgiu da necessidade de criar, a partir do estabelecimento de vínculos entre educadores que atuam nessas duas instituições de educação – o museu e a escola uma plataforma de pesquisa de temas gerados por interesses mútuos. Se por um lado as especificidades e funções da escola já estão instituídas, interessava-nos pensar quais as especificidades de uma educação que se desdobra no ou a partir do museu? Quais as práticas e discursos que nos autorizam como educadores? Quais os desafios de quem atua com educação na contemporaneidade? Assim, o grupo foi instituído pelo desejo – tanto por parte dos educadores do Núcleo Experimental como dos educadores com os quais vínhamos dialogando – espaços de leitura, trocas de experiências e atualizações a fim de fomentar e qualificar nossos discursos e práticas.

– –
1º Encontro: Museu – escola – cidade
Realização: 29 de set. 2012 | 10h às 13h

O objetivo do estudo foi discutir possíveis relações entre o museu, a escola e a cidade como espaços de aprendizado mútuo. Utilizamos para o debate o texto Arte Contemporânea e educação do professor Celso Favaretto da Faculdade de Educação da USP. Participaram 29 educadores de áreas diversas de museus e instituições culturais, ONGs e redes de ensino pública e privada.

 Arte Contemporânea e educação – Celso Favaretto

2º Encontro I parte: Transdisciplinaridade
Realização: 20 de out. 2012 | 10h às 13h

Discutimos as relações entre a arte e as demais disciplinas do currículo escolar. Apresentamos para leitura dirigida e debate do texto Currículo [entre] imagens e saberes do professor Sílvio Gallo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 Currículo [entre] imagens e saberes – Sílvio Gallo

2º Encontro II parte: 
 
Práticas artísticas e práticas de aprendizagem
Realização: 20 de out. 2012 | 15h às 18h

O objetivo do estudo foi pensar as práticas artísticas como ferramentas de aprendizagem. Propomos uma visita às exposições de Luiz Zerbini, Raul Mourão e Cabelo buscando as possíveis articulações entre as obras e um pensamento transdisciplinar de educação e transposição desse pensamento para a criação de um diagrama a partir dos conceitos de árvore e rizoma – presentes no texto debatido no encontro da manhã. Participaram 21 educadores de áreas diversas de museus e instituições culturais, ONGs e redes de ensino pública e privada.

Leituras complementares sugeridas: 
 Tranversalidade e educação. Pensando uma educação não-disciplinar –  Silvio Gallo
 
Uma educação menor: Deleuze e a educação –  Silvio Galo
 Conhecimento, transversalidade e educação – Silvio Gallo
 Os Sete saberes necessários para a educação do futuro – Edgar Morin
 A escola no mundo hiperconectado. Redes em vez de muros –  Paula Sibilia
 O império e suas pedagogias. Aproximações Freireanas – Danilo Streck

Saiba mais sobre: Grupo de estudos: Relações Museu/Escola para o século XXI
 Galeria |  Retornar Programação passada |  Retornar Museu/Escola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s