Encontros Multissensoriais: O museu vivo

Nesse mês aproveitamos o movimento de mudança que se dá cada certo tempo dentro do museu para nos adentrar num museu despido. Ouvindo o vento, os risos das crianças ao longe e o tempo que pára para nos receber, pesquisamos as esculturas que estão nos jardins do MAM e de maneira muito cuidadosa caminhamos dentro de um museu vazio, ocupando o espaço que de outra forma estaria vedado à visita.

O ponto de partida foi uma viagem sensorial pelos jardins, pelas esculturas de Franz Weissmann, Amilcar de Castro e Ângelo Venosa, e os pilotis do MAM, percursos de conexão com o sensível e o matérico, ponto de discussão do imaterial e o material na Arte. Uma discussão que apesar de não ser absolutamente original, se renova quando é levada ao centro do encontro de um grupo conformado por cegos e pessoas que não o sendo, disponibilizam o “ver” para um percurso no escuro. Na continuação, a descoberta é do interior, as escadas desenhadas por Reidy, o teto altíssimo do salão monumental e a subida para o terceiro piso se apresentam como tema de discussão para o entendimento das necessidades de acessibilidade e acompanhamento que são necessárias para imaginar o museu de amanhã.

Durante o encontro, conversamos sobre o que seria bom que esse museu tivesse para torná-lo mais acessível, sobre o que era de fato uma obra de arte e ouvimos os depoimentos dos outros para costurar um encontro que concluiu com uma dança. Todos juntos, unidos por uma plástico translúcido caminhamos pelo espaço vazio, rindo, mudando de direção, criando uma escultura viva e em movimento.

– –
Realização: 29 de setembro de 2012

Saiba mais sobre: Encontros Multissensoriais: O museu vivo
 Galeria |  Retornar Programação passada |  Retornar Programas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s