Ateliê Aberto 2011: Programa em Família e Ações Móveis

Oficinas e encontros com artistas e educadores que compartilham processos de criação coletiva elaborados para famílias e públicos diversos. Compilação dos programas Ações Móveis e Programa em família propostos e realizados no ano de 2011. 

Programação Dezembro 2011

  • Ações Móveis sáb 03 15h Escalas de equilíbrio Criação de esculturas, relacionando a escala humana e monumentalidade da obra da artista Elisa Bracher. Com Bernardo Zabalaga
  • Ações Móveis sáb 17 15h O mundo segundo a poesia Laboratório de textos a partir de manchetes de jornais relacionando a produção dos artistas Cildo Meireles, Antônio Manuel e Wesley Duke Lee. Com Leonardo Campos
  • Programa em Família dom 04, 11, 1815h Potencializa o diálogo criativo entre crianças e adultos perante obras de arte, exposições e o jardim do museu, atendendo a processos estimulantes do pensamento e práticas artísticas reveladoras. A cada domingo uma surpresa.  Com Ignes Albuquerque e Virgínia Mota.

Programação Novembro 2011

  • Ações Móveis sab 05, 19 15h Minha notícia para o mundo Laboratório de textos a partir de manchetes de jornais relacionando a produção dos artistas Cildo Meireles, Antônio Manuel e Wesley Duke Lee.
  • Ações Móveis sab 12 15h Corpo e equilíbrio Criação de esculturas, relacionando a escala humana e monumentalidade da obra da artista Elisa Bracher.
  • Programa em família dom 06, 13, 20, 27 15h Conversas, ateliês, jogos e experiências onde famílias podem viver o museu deforma lúdica e criativa a partir da arquitetura, do jardim e das exposições.

Programação Outubro 2011

  • Ações Móveis sáb 01, 15 15h Cidades Inventadas Criando relações poéticas a partir do livro As cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, e de experiências no espaço urbano, usando diferentes materiais. Com Anita Sobar.
  • Ações Móveis sáb  08, 22 15h Jogos Neoconcretos Fluência criativa com formas geométricas a partir da observação da arquitetura do MAM e das obras da exposição Genealogias do Contemporâneo – Coleção Gilberto Chateaubriand. Com Elielton Rocha.
  • Programa em Família dom 02, 09, 16, 23, 30 15h Conversas, ateliês, jogos e experiências onde famílias podem viver o museu deforma lúdica e criativa a partir da arquitetura, do jardim e das exposições. Com Ignes Albuquerque e Virgínia Mota.

Programação Setembro 2011

  • Ações Móveis  sáb 03 e 17 15h Modos de dizer, com Gleyce Heitor. E você, se tivesse um espaço para fazer uma crítica ou protesto hoje, a quem estes seriam dirigidos? A proposta visa discutir a aproximação da pintura de Glauco Rodrigues com a linguagem da propaganda, atentando para as metáforas elaboradas pelo pintor para criticar alguns momentos históricos do Brasil assim como os aspectos do que foi estabelecido como identidade nacional.
  • Ações Móveis sáb 10 e 24 15h Jogos Neoconcretos, com Elielton Rocha. Fluência criativa com formas geométricas a partir da observação da arquitetura do MAM e das obras da exposição Genealogias do Contemporâneo – Coleção Gilberto Chateaubriand, com enfoque no eixo Respirações Geométricas. 
  • Programa em Família dom 04, 11, 18, 25 15h, com Ignes Albuquerque e Virgínia Mota. Conversas, ateliês, jogos e experiências onde famílias podem viver o museu de forma lúdica e criativa a partir da mostra Genealogias do Contemporâneo – coleção Gilberto Chateaubriand em diálogo com as exposições temporárias e a arquitetura.                 

 Programação Agosto 2011

  • Ações Móveis sáb 06 15h Uma música, uma frase, múltiplas visões, com Anderson Araújo. Propõe diferentes percepções das obras de arte gerando novas leituras a partir da música.
  • Ações Móveis sáb 13 e 27 15h Jogos Neoconcretos, com Elielton Rocha Fluência criativa com formas geométricas a partir da observação da arquitetura do MAM e das obras da exposição Genealogias do Contemporâneo – Coleção Gilberto Chateaubriand, com enfoque no eixo Respirações Geométricas.
  • Programa em Família dom 07, 14, 21, 28 15h, com Ignes Albuquerque e Virgínia Mota. Conversas, ateliês, jogos e experiências onde famílias podem viver o museu de forma lúdica e criativa a partir da mostra Genealogias do Contemporâneo – coleção Gilberto Chateaubriand em diálogo com as exposições temporárias e a arquitetura.

 Programação Julho 2011

  • Ações Móveis sáb 02, 09, 16, 23, 30 15h. A cada encontro são realizadas ações num espaço diferente do museu, provocando no público experiências com arquitetura e diferentes linguagens artísticas.
  • Programa em Família dom 03, 10, 17, 24, 31 15h conversas, ateliês, jogos e experiências onde adultos e crianças podem viver o museu de forma lúdica e criativa a partir da mostra Genealogias do Contemporâneo em diálogo com as exposições temporárias e a arquitetura.

Programação Junho 2011

  • Ações Móveis sáb 04, 11, 18 15h. A cada encontro são realizadas ações num espaço diferente do museu, provocando no público experiências com arquitetura e diferentes linguagens artísticas. 
  • Programa em Família dom 05, 12, 19, 26 15h conversas, ateliês, jogos e experiências onde adultos e crianças podem viver o museu de forma lúdica e criativa a partir da mostra Genealogias do Contemporâneo em diálogo com as exposições temporárias e a arquitetura.

 Programação Maio 2011

  • Ações Móveis qua 04, 11, 18, 25 16h / sáb 14, 21 15h. A cada encontro são realizadas ações num espaço diferente do museu, provocando no público experiências com a arquitetura e diferentes linguagens artísticas. 
  • Programa em família dom 01, 08, 15, 22, 29 15h conversas, ateliês, jogos e experiências onde adultos e crianças podem viver o museu de forma lúdica e criativa a partir da mostra Genealogias do Contemporâneo em diálogo com as exposições temporárias e a arquitetura.

Programação Abril 2011

  • Ações móveis Qua 06, 13, 20, 27 16h. Atividades realizadas em diferentes espaços do museu criando lugares suspensos de experiências com arte e arquitetura. Entrada gratuita no museu a partir das 15h.
  • Programa em família Dom 13, 20 e 27 15h Navegações entre Três Margens: Durante este período o Programa em Família terá como foco especial as exposições Genealogias do Contemporâneo – Coleção Gilberto Chateaubriand  e Terceira Metade. A proposta é explorar a singularidade de cada artista, os contextos de sua criação e as possíveis relações poéticas dentro do mundo contemporâneo

Programação Março 2011

  • Programa em família Domingo, 6, 13, 20 e 27 de março, 15h. Arte – uma ponte ENTRE TERRAS E MARES. Durante este período o Espaço Família estará com um foco especial no conjunto de obras da exposição TERCEIRA METADE, dos artistas contemporâneos Tatiana Blass (Brasil), Manuel Caeiro (Portugal) e Yonamine (Angola). A cada domingo uma proposta diferente irá explorar a singularidade das imagens, os contextos de sua criação e as possíveis relações poéticas dentro do mundo contemporâneo.

Programação Fevereiro 2011

  • Espaço Família 06/02, 13/02, 27/02, às 15h. Arte em Partes. Será que um quadro, tal como um livro, pode abrir-se e fechar-se, contar-nos uma história? Partindo da leitura do Tríptico de Luiz Alphonsus conversaremos sobre o sentido narrativo de uma obra de arte e convidaremos, crianças e adultos, a criarem o seu.

Programação Janeiro 2011

  • Programa em família 09/01, 16/01, 30/01, 15h Catacoisas. “Cata Coisas” é uma coleção de objetos e diferentes materiais utilizados pelos artistas em seus processos criativos. Ao explorá-los, vamos perceber como os artistas tiram proveito das funções e qualidades naturais de cada um deles. A brincadeira em visita à exposição é procurar e achar estes objetos nas diversas obras expostas  e conversar sobre como estes meros objetos/materiais, simbólicos e ou poéticos transformam-se em novas possibilidades de vida expressiva vendo-os funcionarem como arte. Vamos procurá-los ?

Saiba mais: Ateliê aberto 2011
 Galeria |  Retornar Programação passada |   Retornar Programas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s