DouAções: Basemóvel Levo Mesa B

No mês de dezembro, o Núcleo realizará no MAM mais um programa DouAções, onde artistas com obras em exposição ou relacionados à programação são convidados a realizar uma ação no museu em parceria com o setor educativo, promovendo interações diretas entre o público e múltiplas linguagens artísticas.

DouAções – Basemóvel Levo Mesa B

A Basemóvel Levo Mesa B é um projeto artístico concebido pelos artistas Vitor Cesar e Enrico Rocha como uma ferramenta conceitual e prática ativadora de espaços de convivência para as ações itinerantes do Núcleo Experimental de Educação e Arte dentro e fora do MAM.

Esta é a quarta versão da BASEmóvel, que surgiu como necessidade da Transição Listrada (Renan Costa Lima, Rodrigo Costa Lima e Vitor Cesar) para dar continuidade às atividades da BASE – uma casa localizada próximo ao centro de Fortaleza, que entre 2002 e 2004 acolheu encontros, exposições e debates. O espaço precisou ser desativado, mas a vontade de continuar com as ações gerou a BASEmóvel: uma plataforma de encontros e estudos que assume diferentes formas em resposta às questões que emergem nos espaços e situações onde se apresenta.

Para cada edição da BASEmóvel um novo desenho é desenvolvido, sempre em parceria com outros artistas. Em parceria com Graziela Kunsch, foi desenvolvida uma “poltrona namoradeira” que continha uma seleção de livros da Biblioteca da Grazi. Em outro momento, também em colaboração com Enrico Rocha, a BASEmóvel tomou o formato de um outdoor com janela, disposto no espaço interno de um museu, onde foram fixadas diferentes anotações.

DouAções: Basemóvel Levo Mesa B

No lançamento,  que acontecerá no sábado, dia 10 de dezembro às 15h no MAM Rio de Janeiro, os artistas apresentarão seus processos criativos e o resultado híbrido do móvel – escultura e lugar de encontro da arte. Em seguida o Núcleo provocará instigações convidando o público a experimentá-la. Esta é mais uma iniciativa de aproximar fronteiras entre ação, criação e educação no museu.

Sobre os artistas

» Vitor Cesar | Fortaleza 1978 | Site

Vem desenvolvendo propostas artísticas que procuram constituir noções de público através de dinâmicas da vida cotidiana por meio de exposições, trabalhos gráficos, debates e outros projetos. Estudou Arquitetura e Urbanismo na UFC (Fortaleza, 2003), participou do grupo de estudos do Alpendre (Fortaleza, 2002), desenvolveu dissertação de mestrado em Artes Visuais pela ECA/USP (São Paulo, 2009), com pesquisa sobre as propriedades críticas da arte na constituição de esferas públicas. Realizou o projeto Arte e esfera pública (São Paulo, 2008), em colaboração com Graziela Kunsch; e o projeto Sobrepostas, Permeáveis e Intercambiáveis (Fortaleza, 2009), com a co-curadoria de Jorge Menna Barreto. Entre as mostras coletivas recentes que participou destacam-se: 8º Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2011); À sombra do Futuro Instituto Cervantes. São Paulo (2010); Trilhas do Desejo [Rumos Itaucultural] Paço Imperial. Rio de Janeiro (2009). Foi artista residente no Capacete, (Rio de Janeiro, 2010), no Branco do Olho, em Recife (2009) e no MuseumsQuartier em Viena, Áustria (2006). Participou do Taller de Proyectos com Antoni Muntadas na Fundação Marcelino Botín em Santander, Espanha (2008).

» Enrico Rocha | Fortaleza, 1976.

Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ e bacharel em Comunicação Social pela UFC. Participou do Núcleo de Artes Visuais do Alpendre – casa de arte e produção, em 2001. No mesmo ano, foi premiado como artista contemplado no programa Rumos Itaú Artes Visuais 2001/2003. Entre os eventos e as exposições coletivas, destaca o prêmio Atos Visuais Funarte, em 2007, o encontro Tecido Afetivo, em 2010, e as exposições Conversas e A 4 graus do Equador, em 2011. Destaca também a apresentação individual dos projetos “Perguntas Ordinárias em Percursos Existenciais”, em 2006, e “Onde Aqui se Localiza”, em 2008. Vive e trabalha em Fortaleza.

» Serviço
DouAções: Basemóvel Levo Mesa B
Sáb, 10 de novembro, às 15h no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Clique aqui, para maiores informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s