Encontros Multissensoriais

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, através do Núcleo Experimental de Educação e Arte, inaugura dia 26 de março de 2011 o programa “Encontros Multissensoriais”, que reunirá pessoas cegas entre os visitantes para a partilha e a troca de experiências em torno de obras do acervo do museu. A idéia é promover encontros que explorem diferentes capacidades e limitações sensoriais, envolvendo não apenas a visão, mas também o tato, a audição e o olfato. Os encontros serão realizados no último sábado de cada mês, sempre às 15h. O ingresso é gratuito para o deficiente visual e um acompanhante.

Com os “Encontros Multissensoriais”, o MAM dá início a um programa de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O programa é desenvolvido através de colaboração entre o Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM e o Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (NUCC). Os coordenadores do programa são Guilherme Vergara, que coordena o Núcleo Experimental e o Instituto Mesa, e a Professora Virgínia Kastrup (NUCC/UFRJ), pós-doutorada no tema, que desenvolve há oito anos uma pesquisa sobre arte e deficiência.

Está sendo criada uma agenda de atividades regulares acessíveis a pessoas cegas, visando formação deste tipo de público. Num primeiro momento, os “Encontros Multissensoriais” serão realizados como parte do projeto “Território Descoberto”, que ocorre na área externa do MAM. Ao reunir um grupo de pessoas cegas entre os visitantes, a idéia é estimular a experiência tátil e multissensorial. O projeto visa o contato e a descoberta do território em sua dimensão espacial, material e semiótica através da exploração das obras expostas e dos Jardins de Burle Marx. 

Num segundo momento, a proposta é a criação de um percurso tátil no MAM, por meio da seleção de obras que oferecem interesse e condições de acessibilidade pelo público deficiente visual. A seleção das obras será realizada tendo em vista características específicas que podem despertar o interesse do público deficiente visual, bem como o atendimento a condições de conservação especificadas pelo setor de museologia do MAM.

Serviço: Encontros Multissensoriais
Dia 26 de março | 15h00
Ingresso gratuito para o deficiente visual e um acompanhante.


Coordenação: Luiz Guilherme Vergara e Virgínia Kastrup
Realização: MAM Rio
Patrocínio: Petrobras e Unimed
Parceria: Instituto Benjamin Constant
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s